Desenvolvimento de Produtos

Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos

Otimize seu tempo contando com uma equipe técnica para dar agilidade no desenvolvimento de produtos, otimização de processos de engenharia e documentação técnica.

Podemos agendar uma conversa para explicar como ajudar sua equipe com o desenvolvimento de novos produtos?

Engenharia e Desenvolvimento de Produtos

A 4C conta com larga experiência no apoio ao Desenvolvimento de Produtos com empresas pequenas, médias e de grande porte, focando em projetos devidamente documentados e estruturados para assegurar o correto lançamento do novo produto.

A sua inovação deve ir além dos benefícios imediatos e tornar-se um instrumento competitivo no mercado com retorno econômico. A transformação de uma inovação em um produto exige conhecimento especializado para assegurar que todos os aspectos técnicos e seus requisitos sejam devidamente planejados e registrados

A geração de novos produtos posiciona a empresa em um novo patamar de crescimento com ativos comerciais e estratégicos. Estes ativos precisam de proteção para garantir um retorno competitivo e sua sustentabilidade no mercado.

Por meio de uma consultoria especializada, você pode garantir a proteção do seu investimento e tecnologia como forma de criar uma barreira legal aos eventuais concorrentes, eleva seu conceito como marca junto aos clientes e cria um mercado exclusivo para ser explorado.

Com a ideia validada a primeira etapa do desenvolvimento do produto é o Projeto Informacional, estudo de tecnologias e subsistemas. Nesta fase do projeto, tecnologias são estudadas para verificar as que melhor se enquadram e os parâmetros necessários para o produto. Em seguida, aprofundamento do estudo das necessidades do consumidor com acompanhamento presencial, para verificar as interfaces do dia a dia.

No Projeto Conceitual é realizado o Brainstorming para geração de alternativas e a respectiva elaboração de croquis e seleção do melhor conceito através da metodologia QFD – Quality and Function Deployment. Posteriormente, é feito a realização do modelamento 3D do conceito e simulações preliminares para o entendimento da efetividade do conceito selecionado, relativo à coleta do aerossol proveniente do paciente, utilizando softwares CAD e CAE. No Projeto Conceitual também devem ser construídos e testados os mock-ups do melhor conceito. Esta etapa se destina a testar fisicamente o conceito simulado, visando a aprendizagem da volumetria, interface entre os subsistemas e restrições construtivas do projeto. Sempre se encerra o projeto conceitual com a análise de viabilidade financeira para geração de informações para o processo decisório de continuidade do projeto (go/no-go).

No Projeto Detalhado, se elabora o FMEA, ferramenta utilizada para avaliação dos riscos técnicos do produto, visando mitigação dos mesmos durante a fase de projeto detalhado. Nesta fase também é elaborado o projeto detalhado final em software CAD 3D adotando as melhores práticas dos processos de manufatura associados aos componentes do produto. Projeto e simulação da montagem considerando a respectiva ordem, restrições geométricas, tolerâncias dimensionais e qualidade visual final do produto. Quando necessário também desenvolvemos os circuitos eletrônicos. Projeto das placas eletrônicas de controle, de interface e de potência para o produto. Incluindo simulação computacional das placas.

Após todas as análises e devida documentação parte-se para a construção do protótipo funcional com acabamento e funcionalidades finais para testes de campo em potenciais clientes e formadores de opinião. Logo com parceria de empresa de design incia-se o desenvolvimento de embalagem e manual de instrução.

O Projeto Detalhado conta ainda com análise final do projeto considerando as melhores práticas de manufatura, montagem e embalagem e a revisão da viabilidade econômica e financeira.

Os bons projetos resultam em pedidos de patentes. E, nessa fase, o desafio é definir com precisão a melhor forma para impedir a cópia e furto de sua propriedade. Com uma equipe especializada, ajudamos na definição do melhor agente de propriedade industrial para este depósito de patente ou trabalhamos em projetos de transferência ou aquisição de tecnologias.

Além disso, se a sua empresa já possuir patentes depositadas, vamos realizar uma análise de efetividade do portfólio. Com isso, os recursos investidos serão ajustados para aumentarem o retorno dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento. A gestão de patentes aumenta seu poder competitivo e permite ganhar vantagem comercial, estratégica e lucrativa.

Engenharia de Produtos

Projeto Informacional

Projeto Conceitual

Análise e Cálculos Técnicos

Construção de Protótipos

Acompanhamento de Testes de Performance

Elaboração de Custo de Produtos

Desenho Técnico de Produtos

Modelamento 3D

Desenho 2D

Lista de Materiais

Redesenho de Produtos com Problemas de:

Custo

Manufatura

Não Aceitação de Mercado

Falhas em Campo

Leituras Recomendadas

ENTENDA COMO AMADURECER A GESTÃO DA INOVAÇÃO VAI AUXILIAR A SUA EMPRESA A GANHAR MERCADO E LUCRO
ENTENDA COMO AMADURECER A GESTÃO DA INOVAÇÃO VAI AUXILIAR A SUA EMPRESA A GANHAR MERCADO E LUCRO

Assim como ao longo dos anos nós amadurecemos, ganhamos responsabilidades e aprendemos a viver para equilibrar trabalho, família e lazer,…

DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA SUA EMPRESA
DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA SUA EMPRESA

Inovar não é mais uma palavra da moda. É uma necessidade para qualquer empresa, do MEI ao gestor de multinacional.…

AS COMPETÊNCIAS QUE TODO INOVADOR DEVE TER
AS COMPETÊNCIAS QUE TODO INOVADOR DEVE TER

Competências de voltadas para Inovação

COMO FAZER SUA EMPRESA TER TEMPO PARA INOVAR NO DIA A DIA - GESTÃO DA INOVAÇÃO
COMO FAZER SUA EMPRESA TER TEMPO PARA INOVAR NO DIA A DIA - GESTÃO DA INOVAÇÃO

No dia a dia corporativo todo mundo deseja inovação, todas as pessoas podem desenvolver competências para se tornarem ainda mais…

ENTENDER O MERCADO RESULTARÁ MAIOR PROBABILIDADE DE VENDAS DE SUA INOVAÇÃO
ENTENDER O MERCADO RESULTARÁ MAIOR PROBABILIDADE DE VENDAS DE SUA INOVAÇÃO

Quem nunca presenciou alguém defendendo uma ideia de um produto como se fosse um filho? O criador fica tão apaixonado…