A Empresa

O nosso passado define a nossa força de crescimento e dedicação ao cliente, e então com análise critica técnica projetamos a inovação e o desenvolvimento futuro de seus produtos

A 4C Innovation foi criada a partir da percepção de que pequenos desenvolvedores de produtos não tinham apoio para a comercialização de suas criações por falta de conhecimento da forma de proteção da invenção, falta de estrutura jurídica, de financiamento e de mercado. Esta visão rapidamente evoluiu para uma estrutura de criação e lançamento de produtos completa abrangendo desde antes da criação do produto até o monitoramento de seus resultados. Isto também ampliou o cliente alvo que passou a ser o empreendedor que já possui uma estrutura formal e que enxerga a necessidade de inovar ainda mais, investindo em modelos de negócio e tecnologias. Para atingir os resultados propostos foram estudadas metodologias utilizadas em multinacionais como a Tigre e a Whirlpool, que após aprimoramentos e adaptações para ganhar velocidade, formaram o modelo 4C de criação de inovação de valor.x Para atingir os resultados propostos foram estudadas metodologias utilizadas em multinacionais como a Tigre e a Whirlpool, que após aprimoramentos e adaptações para ganhar velocidade, formaram o modelo 4C de criação de inovação de valor. Nosso nome e produto é simplesmente o reflexo de nossos valores:

Curiosidade

Criatividade

Cálculo das Soluções

Comercialização

A experiência adquirida nos levou a competências que complementaram o conhecimento e experiência dos fundadores, para atender também empresas de grande porte como Tigre, FGM (Dentscare), Wanke, Bella Janela, Agricopel, Víqua, Krona, RVB Malhas entre outras. A 4C se posiciona fortemente no mercado com três áreas de atuação. Gestão de Inovação, Gestão de Projetos, Projetos de Produto e Engenharia de Manufatura nos segmentos Mecatrônica, Plástico e Metalmecânico. A 4C ainda conta com um software de validação de ideias aprovado no Sinapse da Inovação edição V e pelo Edital Sebrae de Inovação, o que também demonstra a expertise com softwares.

A 4C é um PDE&I que atende de forma terceirizado empresas de todos os portes, contando com ampla experiência no desenvolvimento integrado de inovações, provas de conceitos e de produtos inovadores, também implementando estes produtos na manufatura das empresas. E assim fechando o ciclo completo desde a ideia até a fabricação do produto. Mercadologicamente a 4C vem dobrando de tamanho desde sua fundação em 2015, demonstrando a força e evolução dos projetos que vem colocando no mercado de Santa Catarina.

O desenvolvimento de produtos utilizado pela 4C é baseado nas melhores práticas de mercado e nas metodologias Stage Gate, PMBOK (PMI), Manual de Oslo e PDMA, todo o acompanhamento ocorre por cronogramas, sendo a equipe especialista em Microsoft Project. A metodologia Stage Gate possibilita que todos os produtos desenvolvidos pela 4C para seus clientes, passem obrigatoriamente por fases validadoras de etapas, para assegurar que cada etapa seja devidamente analisada e validada com toda a documentação necessária para que o histórico seja acompanhado por todos os participantes do projeto. No Stage Gate, a primeira etapa é a fase de entender os detalhes do projeto, pesquisar o mercado e o investimento preliminar necessário para o lançamento do produto, tendo uma noção preliminar do potencial de resultado do projeto. Nas etapas 2 e 3 o projeto é efetivamente desenvolvido e lançado no mercado. E a última etapa é quando o Business Case é auditado, comparando o planejado com os investimentos e vendas efetivamente realizados, para assegurar que o que foi especificado nas etapas 1, 2 e 3 realmente se cumpriu. Isto possibilita aprimorar as equipes de desenvolvimento e tempos necessários para o lançamento dos próximos produtos, gerando aprendizado organizacional.

O sócio-Fundador Angelo Reck Neto tem mais de 25 anos de experiência na aplicação das metodologias pela sua experiência em empresas como Amanco, Whirlpool e Tigre, além dos clientes que atualmente a 4C atende a mais de 5 anos.

O Sócio-Fundador David Escobar é dedicado na multiplicação do conceito de Inovação na Prática com visitas em empresas e palestras. Atuou como coordenador Jurídico na Tigre S.A. onde desenvolveu projetos de aquisição de tecnologias, M&A e coordenou toda a Propriedade Intelectual do grupo.

O Setor de PDI da 4C se dedica ao desenvolvimento do Software “PMExTECH” voltado para a validação de ideias e projetos tanto de desenvolvedores quanto de departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento que precisaram organizar e validar os produtos que são desenvolvidos em suas empresas.

A 4C em 2016 foi contemplada com o Sinapse da Inovação em sua versão V, cujos recursos foram utilizados para o desenvolvimento de um software de desenvolvimento de novos produtos para micro empresários. Em 2017 a 4C foi aprovada pelo Sebrae pelo edital Sebrae de Inovação, e os recursos foram aplicados na evolução da plataforma de validação de projetos para micro empresários. Ainda no âmbito deste edital, a empresa foi selecionada para participar de um programa de apoio a empreendedores, onde recebeu apoio e treinamento de Marketing Digital. Neste cenário a 4C vem para agregar ao mercado, pois oferta serviços que podem otimizar o uso de recursos valiosos da empresa em seus processos de venda e comercialização, enquanto explora a inovação em novos modelos de negócio e tecnologias para o futuro da empresa.

A 4C é uma empresa de matriz projetizada. O modelo de excelência atingido no PDI da 4C é obtido pela ampla rede de profissionais altamente capacitados que são alocados por projeto de acordo com a necessidade técnica. Alguns dos profissionais utilizados trabalham de forma dedicada nos projetos da 4C. Nesta composição os profissionais que atendem os projetos na 4C tem uma formação ampla e complementar constituindo uma equipe com as competências de Inovação, Design de Produtos, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Propriedade Intelectual, Gestão Empresarial e de Desenvolvimento de Software. O que faz desta equipe ter as competências essenciais necessárias para a implementação deste projeto inovador. A segurança da entrega dos projetos é garantida por um PMO interno que usa o método de trabalho seguindo as melhores práticas do PMI e do PDMA, além de técnicas de gestão ágeis, garantindo a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A 4C desenvolve produtos para terceiros principalmente nos setores plástico, mecatrônico e metalmecânico desde sua fundação, tendo desenvolvido uma experiência relevante que combinada ao conhecimento do Engenheiro Mecânico sócio da 4C – Angelo Reck Neto, possibilitou o atendimento a clientes de forma estruturada. A empresa não registra as patentes que desenvolve pois estas ficam registradas em nome dos clientes que contratam o desenvolvimento, ao contrário do atual projeto Dentseg que será um produto próprio.

A 4C tem como motivação a conversão de ideias em produtos ou negócios com valor agregado, bem como a promover a cultura de inovação de forma generalizada.