ENTENDER O MERCADO RESULTARÁ MAIOR PROBABILIDADE DE VENDAS DE SUA INOVAÇÃO

Entender o mercado e ter mais assertividade em vendas

Quem nunca presenciou alguém defendendo uma ideia de um produto como se fosse um filho?

O criador fica tão apaixonado pela ideia, que passa a não enxergar os impactos negativos, ao ter uma ideia e conceber um produto acreditarmos que 100% das necessidades do consumidor estão atendidas, o que nem sempre é verdadeiro.

A tendência natural é pensar no produto e não no que o mercado precisa e está disposto a comprar.

A importância de entender o mercado

Quando desenvolvemos o modelo de negócio antes do produto reduzimos o risco mercadológico, estruturando uma estratégia específica e ações para que as chances de aceitação no mercado sejam maiores. Com isso a energia em desenvolvimento de produtos possa ser dedicada para geração de valor para o cliente e caixa para o pequeno e microempresário.

A criação do produto deve atender o mercado alvo

Após uma necessidade percebida a curiosidade leva ao descobrimento de que não há produtos no mercado para atendê-la. Então promove-se um projeto de produto acreditando que ele vai resolver o problema do empresário.

A ideia pode ser boa, mas se o produto não for direcionado para uma situação que o mercado aceita e paga, inovar se tornará um problema. Descobrir esse problema somente depois do produto lançado, com investimento nos processos produtivos, logística e marketing, dói muito no bolso!

Para tentar resolver esse problema muitas vezes a empresa investe ainda mais, se dedicando a otimizar o produto, reduzir os custos e expandir o público alvo. Infelizmente essas ações nem sempre trazem resultados esperados, aumentando ainda mais os prejuízos.

Um produto que atende a necessidade do mercado certamente terá mais sucesso.

Certamente seu produto posicionado no mercado será muito mais assertivo quando se opta por conhecer o mercado antes mesmo de desenvolver o produto.

É crucial entender se a necessidade identificada é a mesma de muitos e também buscar saber o quanto o mercado pagaria por uma determinada solução.

Com essa abordagem se reduz o risco de mercado, adequando as características do produto como design, custo e preço, em conformidade com a necessidade dos potenciais clientes.

A ideia pode ser boa, mas se o produto não for direcionado para uma situação que o mercado aceita e paga, inovar se tornará um problema.

Caso a ideia não seja financeira ou tecnicamente viável, a perda é muito baixa, pois consiste somente no tempo das pessoas envolvidas na atividade de desenvolvimento do novo produto.

Se o projeto for viável as informações anteriores definem a estratégia do produto e vão guiar o projeto de forma que, após o lançamento do produto, o mesmo passe a ser desejado e comprado.

Isto garantirá que a empresa obtenha o retorno do investimento e significativo lucro. Neste caso temos um círculo positivo onde a inovação passa a financiar outros projetos de produtos inovadores.

Lançar um produto que não atende o mercado poderá inibir futuras inovações dentro da empresa, pois inovar passa a custar muito caro. A empresa pode começar a criar uma cultura que inovar lançando produto é ruim, pois gera prejuízo gerando um círculo negativo – menos lançamento, mais commodity e menos lucro.

O Desenvolvimento de Produtos deve ser uma rotina na sua empresa. Nós auxiliamos os empresários no desenvolvimento de seus produtos através da aplicação de uma metodologia avançada de desenvolvimento de produtos.


Caso tenha interesse em conhecer mais sobre como aplicar sua metodologia de produtos, agende uma reunião com a gente.

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